Informativo sobre a Campanha Municipal Antidrogas e a Criação do COMAD

por CarolinaGRF — publicado 18/10/2019 12h12, última modificação 18/10/2019 12h12
Palestra realizada pelo Promotor de Justiça do Município, Dr. Leandro Guedes.

Realizamos hoje às 10:00 horas, na Sede Musical 15 de Agosto, uma Ação Conjunta da Promotoria de Justiça do Estado de Pernambuco e a Câmara Municipal da Aliança uma Capacitação sobre Prevenção às Drogas e Política Nacional e Municipal Antidrogas voltadas para Educadores Sociais, Associações Comunitárias, Instituto Carlos Alberto, Agentes Comunitárias de Saúde, Assistente Social da Secretaria de Saúde,  Entidades Sociais e Culturais: Grupo de Repentistas, 03 Bandas Musicais e Escolas de Músicas, Associação de Maracatu, Entidades Ambientais, Dirigentes Religiosos da Igreja Católica e da Assembleia de Deus, Grupos Jovens: CJC e Trilha e Público em geral do  Município da Aliança. O evento foi muito participativo, com breve apresentação de cada entidade.

O Palestrante do evento, foi o Promotor Público da Aliança, Dr. Leandro Guedes Matos, que ressaltou a importância do combate contra as Drogas, deste o início deste processo, porque a promotoria, lida especificamente com o caso consumado. O Crime e a Morte dos envolvidos nas Drogas. Destacou a importância do trabalho social de prevenção que é uma tarefa de toda sociedade. Elogiou a presença de todas as entidades presentes e convocou a todos os cidadãos aliancenses a participar ativamente neste trabalho de prevenção e combate as drogas no nosso município. Concluiu suas palavras, agradecendo o convite e se colocando à disposição para o trabalho de criação da Política Municipal Antidrogas.

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores da Aliança, André Severino, acolheu a todos os presentes, com uma Saudação a todos os Professores presentes, pelo Dia do Professor, ressaltou a importância deste trabalho de Criação da Política Municipal Antidrogas que foi acolhida por todos os Vereadores da Câmara. Informou que a Câmara vai se empenhar para aprovação da Lei que institui a Política Municipal Antidrogas e cria o Conselho Municipal Antidrogas- COMAD. Como também vai se unir ao esforço de toda sociedade para implantação da Casa Terapêutica em Aliança e Região, com o apoio do Ministério da Cidadania.

Também participou do evento e dirigiram mensagem de apoio ao projeto os vereadores: Roberto Cassiano, Uitanaan Gomes e Edilene Rodrigues. Marcaram presença ainda autoridades e pessoas da sociedade civil organizada: Vice Prefeita Ivaneide Arruda, representando o Município da Aliança, o ex-prefeito Assuero Vasconcelos, representando a Igreja Assembleia de Deus, o Profº. Manuel, representando a Igreja Católica, Profº. Nino, Associação do Meio Ambiente, Profª. Cida, Associação dos Aposentados, Profª. Cidinha, Associação de Artesanato, o empresário Carlos Alberto, do Instituto Carlos Alberto e Representações das Associações de Maracatu, Repentistas, Escolas de Músicas e Representações das Secretarias de Saúde e Assistência Social do Município.

O Evento foi Coordenado pelo Profº. Vicente França, que apresentou as ações de implantação da Política Nacional e Municipal Antidrogas; os Objetivos da Campanha e convocou as entidades sociais e religiosas ao trabalho de prevenção Antidrogas, para realização de um evento de conscientização sobre drogas em cada entidade. Informou que já está em estudo a implantação de uma Casa Terapêutica, com o Apoio do Ministério da Cidadania, Prefeitura Municipal da Aliança, Diocese de Nazaré da Mata e Fazenda Esperança.

Cada entidade divulgará a data do seu evento Antidrogas e o próximo encontro do grupo será dia 23/10/19, às 14:00 horas, na Câmara de Vereadores da Aliança, para discutir a temática da Captação de Recursos para entidades sociais.

Todos foram convidados para Audiência Pública prevista para o próximo dia 30/10/19, com a presença de Autoridades, Diocese de Nazaré e Representante do Ministério da Cidadania.

O evento foi concluído com uma apresentação do Quinteto de Alunos da Banda musical 15 de Agosto e um repente do senhor Antônio Caju.